A Prática De Musculação Como Aliada A Saúde Física E Mental

Que as atividades físicas são excelentes à saúde, todo mundo sabe. No entanto seus benefícios vão muito além e cada vez mais pessoas tem investido nelas como uma verdadeira terapia para enfrentar as dores de uma separação.

Não importa se é uma relação de meses ou de anos, uma separação é sempre um momento delicado, e cada pessoa encontra uma maneira de vivenciar essa dor. Alguns comem, outros recorrem aos amigos e outros caem na bebedeira, no entanto, a academia pode ser a melhor companhia de alguém num momento como este.

Um dos principais motivos para isso é que as atividades físicas mexem diretamente com a autoestima, que tende a ficar abalada após um término.  Deste modo, além de promover o fortalecimento muscular, melhora na capacidade cardiorrespiratória e o condicionamento físico, ele ainda diminui a ansiedade, a depressão e devolve o ego lá para cima.

Além disso, a musculação ainda promove a liberação da endorfina e dopamina. O primeiro é conhecido como hormônio da felicidade, promovendo a sensação de bem-estar, euforia e alívio. O segundo, por sua vez, atua como um tranquilizante e analgésico natural. O melhor de tudo é que com a regularidade na prática, tais efeitos tendem a permanecer por longo prazo. Uma verdadeira sessão de terapia, não é mesmo?

Outro ponto interessante que o esporte promove é a interação social entre pessoas com interesses comuns, algo que pode ser muito atraente para quem busca novos amigos ou até mesmo um relacionamento mais sério, digamos.

A musculação é democrática, não fazendo discriminação de sexo, idade, profissão, nem mesmo condicionamento físico. É comum encontrar pessoas acima do peso que tem vontade de frequentar uma academia, porém se sentem envergonhadas por estarem ‘fora dos padrões’. Se este é o seu caso, esqueça desde já este pensamento, afinal neste tipo de ambiente todos os que ali estão querem somente uma coisa: melhorar a si mesmo.

Fica fácil entender porque diversas pessoas têm encontrado na academia o seu refúgio pós termino. Se você já chegou ao ponto de procurar um advogado para separação e quer recomeçar a vida, vale a pena cogitar essa alternativa. Ainda que você não seja um grande fã de esportes, certamente encontrará algo que te agrade, como crossfit, futebol, natação, corrida ou a própria musculação.

O mais importante mesmo é reestabelecer o equilíbrio entre o corpo e a mente, afinal, mente sã, corpo são. Ao invés de se lamentar pelo que passou, que tal começar a reescrever uma nova história de superação e amor próprio? Nunca é tarde para começar. Outra dica fundamental: sempre que for iniciar uma atividade nova, faça isso por você.

Seja pensando na sua saúde ou na aparência física, o foco de tudo deve ser o seu bem-estar e qualidade de vida. Somente assim a decisão deixará de ser algo momentâneo e se tornará parte de uma verdadeira mudança de hábitos e estilo de vida. Quem sabe, daqui há algum tempo a pessoa não olhe para trás e veja o que perdeu?!