ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTE você sabe a diferença de cada um deles?

ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTE você sabe a diferença de cada um deles?

É cada vez mais comum encontrarmos em artigos publicados no segmento da saúde e Educação Física termos como Atividade Física sendo mencionado com Exercício Físico e ou Esporte. Mas o que muitos não sabem é que são expressões diferentes.

Embora os termos exercício físico, atividade física e esporte sejam usados por muitas pessoas como sinônimos, são bem diferentes um do outro. Aliás, são semelhantes mas com objetivos diferentes.

Qual é a diferença entre atividade física e educação física?

O que muita gente não sabe, é que existe uma diferença entre atividade física e educação física. A primeira é qualquer movimento realizado pelo nosso corpo, que consequentemente gera um gasto calórico. Já a educação física, é uma atividade planejada, que pode ser uma dança, luta, prática de esporte, entre outros.

Atividade Física

A Atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos e esqueleto, o que podem e resultam em um maior gasto de energia maior do que os níveis de repouso, sendo assim, movimentos como virar o pescoço ou mover um simples dedo é considerado uma Atividade Física.Este é considerado a atividade mais indicada para melhora de saúde com movimento.

Qualquer esporte é considerado atividade física, já que quase todos os esportes necessitam de movimentos de nosso corpo para a prática, então fazer atividade física é estar movimentando o nosso corpo.

Fazer atividade física não tem contraindicação. Ela pode ser iniciada muito cedo, sempre respeitando os limites das crianças. Toda atividade física, seja ela de caráter formal ou não, possui um objetivo de estimular o nosso corpo, e é muito importante para o desenvolvimento do equilíbrio e coordenação das crianças.

Exercício Físico

Exercício Físico é toda Atividade Física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo melhorar, manter a força, a resistência, o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora. Resumindo: o objetivo do exercício físico é melhorar a aptidão física.

O exercício físico é a atividade física realizada de maneira organizada que possui uma sequência de movimentos sempre executados de forma planejada e com um objetivo pré-definido.

Existem diversas classificações para atividade física de acordo com seus objetivos. Se você for lavar a roupa está praticando uma atividade física doméstica. Se você sair para fazer um esporte ou algum exercício físico, está fazendo uma atividade física de lazer.

EXERCÍCIO é um tipo de atividade física mais estruturada, que envolve intensidade, freqüência, duração, tendo como objetivo melhora da aptidão física e saúde. Assim quando caminhamos para a padaria com determinadas números de passadas/min, para percorrer a referida distância em um determinado intervalo de tempo, estamos fazendo exercício.

Um Exercício Físico mesmo tendo alguma coisa em comum não pode ser referenciado como uma Atividade Física.

Igualmente, uma pessoa que torna seu tempo livre e as atividades destinadas ao lazer mais ativas fisicamente, deverá usufruir as vantagens quanto à aptidão física. Contudo, as dificuldades quanto ao seu planejamento, à sua estruturação e repetição as impedem de ser consideradas Exercício Físico.

ESPORTE

ESPORTE é um tipo de atividade física que envolve conceitos de desempenho e competição, assim quando queremos chegar a algum lugar mais rápido que outra pessoa, estamos competindo, assim sendo estaremos praticando um esporte. É um tipo de atividade física que se refere a qualquer prática que esteja vinculada a Federações e Confederações, cujas regras são fixas e não podem ser alteradas em um campeonato, por exemplo.

 Existem duas maneiras bastante diferentes da prática de esportes:

  • esportes de recreação;

  • esportes de alto rendimento;

Esporte de alto rendimento é aquele que tem como principal objetivo alcançar o maximo de desempenho possível diante dos desafios estabelecidos, e desafinado inclusive os próprios limites, buscando sempre vitórias e recordes, podendo ser por diversos motivos, tais como ganhar dinheiro ou fama. Esta constante procura pela superação pode em diversos casos levar o esportista a desenvolver sequelas futuras, o que nos faz admitir que esta pode não ser uma forma de promover a saúde.

Diferente é o esporte de recreação que tem como meta primordial uma melhora do bem estar e o relacionamento interpessoal de seus esportistas por intermédio de atividades de competição, contudo não deixando de apresentar movimentos intensificados e complexos, sendo necessário uma preparação antes da prática.

Seja através do acréscimo de atividade físicas em seu dia a dia, ou através da prática regular de Exercícios Físicos ou ainda através do envolvimento em esportes, o importante é começar a se mexer, o que não vale é ficar parado.

É essencial procurar atividades que lhe dê prazer, evitando assim iniciar uma atividade parando em seguida, pois em apenas em uma semana sem exercícios já se nota mudanças negativas no corpo e na aptidão física.

Alguns mitos comuns sobre a prática de exercício físico

É primordial procurar fazer atividades que lhe dê prazer, pois muitas pessoas pagam academias e não a frequentam. Então a escolha é importante, e se você não gosta de musculação, procure fazer uma corrida? Arte Marcial? Natação? Dança.. Enfim procure sempre por atividades físicas que mais combinam com você!

Suar muito não vai melhorar o seu rendimento e nem os resultados procurados. Cada corpo tem um limite que pode ser tolerado. É muito importante se manter hidratado, por isso nunca esqueça de tomar muito líquidos.

Alongar sempre. É através do alongamento que os músculos são preparados para o inícios dos exercícios físicos e esportivos.

 

Esperamos que tenhamos ajudado a você entender a diferença entre atividade física, exercício físico e esporte. Não podemos de salientar que a prática de exercícios físicos é uma das melhores opções quando o objetivo é saúde, reabilitação  ou compensação de um problema. O importante é manter o corpo sempre em movimento, nada de ficar parado.