Cafeína no esporte: Uso adequado pode melhorar rendimento

Cafeína no esporte: Uso adequado pode melhorar rendimento

Cafeína no esporte diminui a percepção do esforço físico.

Muita gente conhece os efeitos da cafeína no organismo, como a propriedade do composto químico de atuar no sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta. Tomar uma xícara de café para espantar o sono e melhorar a concentração no trabalho ou na aula tornou-se uma prática relativamente comum em escritórios e universidades, por exemplo. Mas, quando o assunto é cafeína no esporte, o tema ainda está envolto em mitos.

Cafeína estimula a atenção

A cafeína é um composto químico que estimula a produção de dopamina, um neurotransmissor responsável pela ativação de áreas do cérebro relacionadas à atenção. A substância pode ser encontrada em plantas, tais como:

  • Café: sementes da Coffea arabica
  • Cacau: frutos da Theobroma cacao
  • Erva-Mate: folhas e talos da Ilex paraguariensis
  • Guaraná: frutos da Paullinia cupana
  • Chá: folhas da Camellia sinensis
  • Cola: na Cola acuminata.

Ingestão de cafeína no esporte pode diminuir a percepção de esforço

No que diz respeito aos benefícios do consumo de cafeína no esporte, o principal diferencial é a capacidade de diminuir a percepção de esforço ao exercício físico. Dessa forma, é possível realizar mais atividades ou com mais intensidade, pois a prática torna-se perceptivelmente mais fácil do que realmente é.

As propriedades da cafeína vão além da percepção de esforço. “Por ser estimulante do sistema nervoso central, a cafeína causa esse efeito no organismo: faz com que ele trabalhe com mais afinco na hora de acelerar seu metabolismo e oxidar gorduras. Acelera batimentos cardíacos e aumenta frequência respiratória, o que deixa o indivíduo mais acelerado e bem disposto.

Assim, a ingestão de cafeína no esporte pode incluir os seguintes benefícios:

  • Aumenta a concentração
  • Evita o acúmulo de líquidos e inchaço
  • Melhora funções neurológicas, aumentando a capacidade de processamento mental
  • Previne o envelhecimento
  • Ajuda na digestão, pois estimula a secreção ácida do estômago
  • Diminui a sensação de fadiga e sonolência.

Ingestão excessiva de cafeína no esporte pode ser prejudicial à saúde

Como qualquer outra substância química, a cafeína pode provocar efeitos colaterais indesejados quando consumida em excesso. Os mais comuns incluem agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia.

A dose diária não deve ultrapassar as 500mg para adultos, o que significa algo em torno de cinco a seis xícaras de café expresso, por exemplo. Ficou interessado em experimentar os benefícios? Separamos uma receita de Cappucino Light para você preparar antes do próximo treino:

Ingredientes:

  • 50g de café solúvel
  • 250g de leite em pó desnatado
  • 3 Colheres de sopa de chocolate meio amargo em pó
  • 1 Colher de chá de canela em pó
  • Açúcar a gosto.

Modo de Preparo:

  • Bata o café no liquidificador até ficar fino.
  • Acrescente os outros ingredientes em uma tigela e peneire.
  • Coloque 2 colheres de sobremesa para 1 xícara de água fervente.

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