Conheça 7 cuidados fundamentais para atletas iniciantes

Procurar orientação profissional é um dos principais cuidados para novos atletas.

Que a prática regular de atividades físicas traz diversos benefícios para a saúde, todos já sabem. Mas o que é importante lembrar são os cuidados necessários para atletas iniciantes. Sempre é tempo de começar a fazer exercícios e ter uma vida mais saudável, desde que sejam realizados com orientação e da forma correta.

atletas iniciantes
O recomendado é começar devagar e aumentar a dificuldade aos poucos. Foto: iStock, Getty Images

7 dicas para atletas iniciantes

1. Consulte um médico

É muito importante que, antes de os atletas começarem a praticar qualquer exercício, seja feita uma consulta médica. Apenas um profissional qualificado está apto a fazer uma avaliação física e de saúde para indicar os cuidados necessários e a melhor forma de praticar um esporte.

2. Respeite os limites do corpo

Para quem não está acostumado a fazer exercícios físicos regularmente, precisa começar devagar. É importante ter atenção para não exagerar na carga dos exercícios, pois isso pode causar mal-estar e até mesmo lesões nos atletas.

É indicado começar com atividades moderadas para que os músculos se fortaleçam e o corpo ganhe condicionamento físico. Lembre sempre de fazer alongamentos e aquecimento antes dos exercícios.

3. Comece com metas pequenas

Talvez você tenha uma grande meta que queira conquistar com a prática de exercícios, como perder muitos quilos ou então participar de uma maratona. A melhor forma de chegar nesses objetivos é traçar pequenas metas, que serão conquistadas aos poucos, até alcançar o objetivo final.

É preciso ter persistência e dedicação para que os resultados sejam conquistados de forma saudável.

4. Adapte sua alimentação

Quando ocorrem mudanças no gasto de calorias, deve haver também adaptações no consumo delas. A alimentação precisa ser equilibrada e fornecer todos os nutrientes que os atletas necessitam para fazer a atividade física. A ingestão de proteínas e carboidratos deve ser adequada para que o corpo tenha disposição, reponha as energias e os músculos se recuperem.

5. Beba bastante água

O corpo precisa de água para se hidratar e ajudar em todas as funções vitais do organismo. Durante uma atividade física, a importância é ainda maior, pois o corpo precisa repor os líquidos perdidos.

Se você ficar desidratado, os músculos podem ter cãibras e os riscos de exaustão pelo calor e de insolação aumentam.

6. Vista roupas confortáveis

O cuidado com as roupas e tênis que serão usados durante a prática de exercícios físicos também influencia nos resultados. As peças precisam ser leves e confortáveis, para que não apertem ou atrapalhem os movimentos.

O tênis também deve ser adequado para atletas, ficando firme nos pés, amortecendo impactos e evitando lesões nas articulações.

7. Proteja-se do sol

A principal medida para se proteger é evitar praticar as atividades nos horários em que o sol está mais forte, entre 10h e 16h. Independentemente do horário, o uso do filtro solar é indispensável. Usar bonés ou chapéus que protejam a cabeça contra os raios solares diretos também é um opção.

Atletas se ajudam

Uma dica extra: praticar atividades físicas pode ser algo solitário, mas é bem melhor em grupo. Os outros atletas, iniciantes ou não, motivarão você a continuar a série de exercícios. Que tal juntar um grupo de amigos e praticar algum esporte?

Preparado? Então conte para nós qual sua atividade física favorita!