Conheça as atividades físicas certas para obesos

Os exercícios indicados para obesos devem ser realizados sob orientação profissional.

 

A obesidade é considerada uma doença crônica, responsável por aumentar o risco de vários problemas de saúde. Para tratar e evitar o sobrepeso, é preciso mudar os hábitos alimentares e praticar atividades físicas regularmente. Mas os exercícios para os obesos só geram resultados se praticados da forma correta.

Exercícios devem respeitar os limites do corpo de cada pessoa. Foto: iStock, Getty Images

São considerados obesos aqueles que estão acima do seu peso ideal em uma condição de 20% ou mais. Esse estado acaba limitando as capacidades físicas e prejudicando a saúde. Por isso, quem está nesse grupo de risco deve ter alguns cuidados na hora de realizar exercícios físicos, pois nem todas as atividades são indicadas.

A indicação das melhores atividades varia de pessoa para pessoa, dependendo da sua situação e de seus objetivos. Segundo a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, para quem está acima do peso, algumas recomendações são básicas.

“De maneira geral, a recomendação de exercícios físicos para obesos engloba exercícios aeróbicos, exercícios resistidos (por exemplo, musculação) e alongamento”, explica Renata.

Atividades físicas mais indicadas para obesos

O primeiro passo antes de começar a praticar atividades físicas é entender que o emagrecimento deve ser gradual e saudável. Seguir dicas de dietas ou exercícios radicais e intensos não é o caminho certo. Para perder peso com saúde, é preciso ter uma alimentação equilibrada e realizar os exercícios indicados para cada caso.

Em geral, os exercícios mais recomendados para obesos são os aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar e dançar, pois apresentam um gasto calórico mais elevado. Como eles provocam uma queima maior de gordura corporal, esses exercícios acabam tendo um resultado mais eficiente e rápido na perda de peso.

Entre os principais benefícios que as atividades físicas proporcionam estão queima de gordura, diminuição do peso, prevenção de doenças (como diabetes, hipertensão e colesterol alto), melhora das funções cardíacas e pulmonares, alívio do estresse, conquista do bem-estar e tonificação dos músculos.

Cuidados na prática de atividades para obesos

O principal cuidado que os obesos devem ter é respeitar suas características físicas e clínicas, considerando as capacidades e limitações do próprio corpo.

Segundo a nutricionista Renata, o ideal é buscar ajuda profissional para fazer as avaliações necessárias. “Somente um profissional especializado poderá lhe orientar e descobrir o que mais se adequa a você”, destaca.

Outro fator importante a ser considerado é a alimentação. Tudo o que você come irá influenciar de alguma forma no funcionamento do corpo. Por isso, os carboidratos ruins, que promovem o acúmulo de gordura, devem ser substituídos por carboidratos saudáveis, que darão energia e disposição.

Fazer refeições equilibradas, com todos os grupos alimentares e nas quantidades corretas, é essencial.

hidratação do corpo também contribui para eliminar peso. É indicado beber no mínimo dois litros de água por dia para que o organismo possa funcionar corretamente e eliminar todas as impurezas.

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