Fitness: dicas para malhar sem erros

Fitness: dicas para malhar sem erros

Pensando em uma maneira de auxiliar as pessoas que malham a tomar os devidos cuidados durante os exercícios, apresentamos os oito erros mais comuns da malhação, para alertar a todos que queiram ficar em dia com o corpo.

Muitas vezes, a prática de exercícios físicos faz parte de um objetivo a ser atingido. Pode ser uma questão de saúde, a vontade de mudar algo em nosso corpo ou apenas uma atividade que nos faça relaxar. Seja qual for o objetivo, a prática deve ser feita de maneira correta para evitar lesões, indisposições e frustrações. Confira alguns dos erros mais comuns e algumas dicas de como acertar:

– Falta de motivação

É muito comum começar as atividades com muito ânimo e com o passar do tempo ir diminuindo o ritmo e acabar nos acomodando. O mais indicado é não ir com tanta “sede ao pote”. Em vez disso, utilize sua energia para focar no resultado esperado em longo prazo.

– Respiração inadequada

Muitas pessoas não sabem, mas um dos processos naturais que mais consome energia é a respiração. Durante a prática da atividade física é fundamental lembrar-se de respirar corretamente, inspirando e expirando em sincronia com o esforço muscular.

– Baixo consumo de água

Colocar o corpo em movimento exige cuidados, como, por exemplo, mantê-lo sempre hidratado. A recomendação é beber água antes e depois dos exercícios e, se puder, mais 2 litros distribuídos durante o seu dia. Caso contrário, você pode acabar submetendo seu corpo a desconfortos que interferem na prática dos exercícios.

– Roupas e acessórios inapropriados

É fundamental que o corpo se mantenha em condições de praticar as atividades confortavelmente. Bolhas, calos e assaduras podem afastar você das suas atividades e atrapalhar seus objetivos. Usar roupas e acessórios adequados é um cuidado necessário para qualquer atividade física.

– Fazer uma atividade que não combina com você

A atividade física não pode ser uma tarefa a mais a ser cumprida no seu dia. Para que os efeitos apareçam, você precisa estar atento a sua atividade. Se os seus membros se mexem sem que o resto do corpo tome conhecimento, os resultados serão fracos e isolados, além de facilitar o surgimento de alguma lesão.

– Mudar muito o objetivo

Se você traçou um objetivo quando começou a malhar, não mude porque outra pessoa conseguiu resultados de outra forma. Mantenha-se focado em seu objetivo, realizando seu trabalho de forma correta e com dedicação.

– Ausência de orientação profissional

O acompanhamento de um profissional ajuda a evitar lesões e o excesso de esforço físico.

– Ignorar os alertas do corpo

Repare nos sinais que seu corpo transmite durante e depois de cada grupo de exercícios. Perceba se você se sente cansado ou revigorado. Não ignore dores, tonturas, contrações involuntárias ou algum desconforto físico. Preste muita atenção também na sua respiração, pois ela pode ser o sinal de que algo não está bem.