EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Agência Minas Gerais | Governo de Minas realiza operação de fiscalização preventiva para orientar e sensibilizar população na Semana do Meio Ambiente

O Governo de Minas lançou nesta quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Operação Curupira, por meio da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Durante a semana, estão sendo realizadas ações especiais de fiscalização ambiental preventivas em todo o estado.

O objetivo é promover a conscientização, a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais, reprimindo a prática de crimes e infrações ambientais em todo o estado de Minas Gerais. O lançamento oficial da operação aconteceu no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte.

Estão sendo empenhados 900 policiais militares e fiscais ambientais da Semad nas ações que têm como foco o combate ao desmatamento, aos incêndios florestais, intervenções em áreas de preservação permanente e diversas situações que possam ocasionar degradação ambiental.

 

Semad / Divulgação

Durante as fiscalizações, os agentes contarão com o uso de drones, de sistemas de monitoramento remoto, ferramentas de tecnologia, além da montagem de estandes para realização de palestras, blitze educativas e atendimento de denúncias ambientais.

Para o secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, a Operação Curupira é um ato simbólico no dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Acreditamos que somente a partir dessas ações podemos trazer a sociedade mais para perto para que possamos ter mais efetividade na proteção do meio ambiente”, frisa.

A operação pretende informar, instruir e sensibilizar a população sobre a importância de se conservar e preservar o meio ambiente. Os cidadãos receberão, por meio de palestras, workshops e Dia de Campo, instruções sobre os aspectos legais, o uso ambientalmente correto dos recursos naturais e as práticas ilegais que podem contribuir para a extinção e a degradação de espécies.

As ações de fiscalização da Semana do Meio Ambiente começaram no último domingo (2/6) e vão até sábado (8/6), com diversas atividades promovidas pelas regionais de fiscalização em todo o estado.

As medidas fazem parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) e visam informar e sensibilizar os diversos setores sobre como evitar o desrespeito às normas e os danos ao meio ambiente, além de engajar a sociedade em geral na preservação da biodiversidade. 

O subcomandante do Batalhão da PM de Meio Ambiente, Major Leonardo Lacerda Faria, explica que as ações de fiscalização realizadas nesta semana têm cunho especialmente educativo, mas também com atuação repressiva. “Atuaremos em qualquer tipo de ação ou crime ambiental relacionado à fauna e à flora como, por exemplo, pesca e extrações irregulares, incêndios florestais criminosos, desmatamento sem autorização, dentre outros. 

“Utilizaremos de todos os recursos disponíveis como o uso de drones, monitoramento remoto e nosso serviço de inteligência para detecção de crimes relacionados ao meio ambiente”, alerta.

Fortalecimento da Fiscalização

O fortalecimento da fiscalização ambiental é uma das grandes prioridades do Governo de Minas. Em 2023, foram realizadas mais de 52 mil ações de fiscalização, um aumento de cerca de 20% em relação a 2022.

Dentre os investimentos realizados para reforçar essa área, destacam-se a aquisição de drones, a renovação da frota de veículos, a implementação do uso da plataforma Brasil Mais – que reduziu o tempo de monitoramento e detecção de desmatamento –, além da instalação das salas de Inteligência e de Situação de Combate ao Desmatamento, inauguradas na segunda-feira (3/6), na abertura da Semana do Meio Ambiente.

Veja alguns exemplos de ações em andamento nesta Semana do Meio Ambiente, em cada Unidade Regional de Fiscalização:

Central Metropolitana: Operação Paraopeba Vivo – Fiscalizações preventivas em lojas de pesca, mercados e comunidades no município de Brumadinho – 3 a 7/6 e Palestras para alunos do Ensino Fundamental sobre Rio Paraopeba: “Preservar para Recuperar”, em Betim – 6 e 7/6;

Jequitinhonha: Conhecendo o Patrimônio Espeleológico e Arqueológico – Palestras para alunos do Ensino Médio em Diamantina – 6 e 7/6;

Leste Mineiro: Blitz Educativa Fauna Silvestre para motoristas em Governador Valadares – 4 a 6/6;

Noroeste: Blitz Educativa Faunas doméstica e silvestre para motoristas e pedestres em Unaí – 3/6;

Norte de Minas: Blitz Educativa de combate aos Incêndios Florestais para motoristas em Montes Claros – 1/6;

Sul de Minas: Distribuição de material informativo na Expocafé para produtores rurais em Três Pontas – 5/6;

Triângulo Mineiro: Blitz Educativa para motoristas e pedestres em Uberlândia – 3 a 6/6;

Zona da Mata: Educação ambiental sobre a Coleta Seletiva para alunos da Educação Infantil em Ubá – 5/6.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *