EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Alunos têm imersão no Programa Revitalização de Nascentes

Lucas Brito


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da rede de ensino municipal vivenciaram uma rica aula de educação ambiental.

Acompanhados pelos professores, eles se reuniram no Parque da Cidade para o Dia de Imersão do Programa Revitalização de Nascentes (PRN), que promove o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida na cidade de São José dos Campos, preservando as nascentes urbanas.

Foram selecionados 36 estudantes de 18 escolas municipais próximas às nascentes que integram o PRN para participar de diversas atividades, dinâmicas e oficinas relacionadas ao tema. 

A manhã foi repleta de contato com a natureza, desde o plantio de mudas de árvores nativas até experiências com análise de água. Segundo o professor Daniel Taboada, da Emefi Profº Waldemar Ramos, a ação colabora para a conscientização e aprendizado dos alunos.

“São exercícios interdisciplinares, que aumentam o interesse deles pelos conteúdos trabalhos em sala de aula, mas que também transcendem a escola, pois são ensinamentos que eles levam para a vida toda. É importante educar nossos jovens para que eles assumam este protagonismo de cuidar do planeta”, explicou. 

As alunas Laura Yukiko e Manuela Nogueira estão no 9º ano e valorizam os novos conhecimentos. “Está sendo uma experiência diferente, muito bacana passar o Dia do Meio Ambiente assim”, afirmou Laura.

“Meu sonho é ser bióloga, então participar do Programa Revitalização de Nascentes é um grande prazer, me incentiva ainda mais a seguir nesta carreira”, disse Manuela.


Manuela, Laura e o professor Daniel próximos à muda plantada hoje pelas turmas | Foto: PMSJC

Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de São José dos Campos organizou uma programação recheada de eventos para a Semana do Meio Ambiente de 2024. Desde o último sábado (1), a cidade está promovendo rodas de conversas, oficinas, debates, visitas guiadas e ações práticas voltadas à conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

As atividades acontecem em parques, áreas verdes e outros pontos de São José e do distrito de São Francisco Xavier. Confira a agenda completa.


Alunos e professores participaram de formação, oficinas e plantio | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Revitalização de Nascentes

São José dos Campos promove desde 2006 a revitalização de várias nascentes, localizadas em áreas públicas urbanas, por meio da revegetação de suas Áreas de Preservação Permanentes, possibilitando a melhoria das condições da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Atualmente, o programa cuida de 38 nascentes através de um trabalho de proteção e conservação em parceria com a comunidade local, outras secretarias municipais, instituições e empresas. O Programa Revitalização de Nascentes, por meio da Lei 10.108 de 2020, permitiu a formalização de parcerias com a iniciativa privada e com organizações da sociedade civil, possibilitando a manutenção e ampliação do programa.

Além da proteção dos recursos hídricos, o programa tem propiciado melhoria na paisagem e no microclima urbano, abrigo para a fauna silvestre, entre outros benefícios.

Para subsidiar este trabalho são desenvolvidas várias ações de Educação Ambiental junto às escolas próximas às nascentes, como o plantio de mudas; a coleta e análise de água para o monitoramento de sua qualidade; e a utilização da educomunicação para a produção audiovisual dos estudantes sobre todo o trabalho realizado.

Desde 2010, a Prefeitura de São José dos Campos tem propiciado cursos de formação e capacitação técnica em linguagem audiovisual aos professores e alunos multiplicadores que, juntos, passam a construir a memória do Programa por meio de imagens e sons, além de produzirem material de conscientização e divulgação junto à comunidade.

Conheça a localização das nascentes e mais informações sobre o programa.

Leia mais:

8ª Mostra de Vídeos Ambientais premia alunos

MIC tem atrações especiais na Semana do Meio Ambiente


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *