EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Centro Universitário Facens, promove ações voltadas à saúde por meio do Programa Saúde na Escola



10 de junho de 2024

11:29

Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação

Docentes e estudantes aplicam atividades interativas para ensinar e envolver os alunos no aprendizado por meio do Programa direcionado à promoção da saúde

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu) e em parceria com a Escola da Saúde do Centro Universitário Facens, promove o Programa Saúde na Escola (PSE), cujo objetivo é contribuir para a formação dos estudantes de escolas da rede pública com ações de prevenção e atenção à saúde e buscando enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes.

No primeiro semestre, os estudantes e docentes da Facens, dos cursos de Psicologia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia, visitaram as unidades escolares para compreender as necessidades de cada uma. Patrícia Klahr, pró-reitora de Saúde Facens, explica que os coordenadores de todos os cursos estão envolvidos. “Utilizando ferramentas de planejamento estratégico situacional, são desenvolvidos projetos de intervenção para a comunidade escolar, incluindo atividades lúdicas e de gamificação. Uma estratégia eficaz e dinâmica que engaja os alunos, transformando o aprendizado sobre hábitos saudáveis em uma experiência interativa e motivadora”, completa.

As atividades aplicadas nas escolas abrangem uma ampla gama de temas do PSE, incluindo saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção de violências e acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal e saúde ocular. Essas atividades serão implementadas no segundo semestre do ano. “O papel do Centro Universitário Facens é oferecer a expertise técnica para fomentar a saúde e o bem-estar junto às escolas municipais de Sorocaba por meio do PSE”, conclui Patrícia.

As escolas da rede municipal que participam do projeto neste ano são: E.M. “Achiles de Almeida”, E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, E.M. “Matheus Maylasky”, E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, E.M. “Leonor Pinto Tomaz”, E.M. “Irineu Leister”, E.M. “Avelino Leite de Camargo”, E.M. “João Batista Larizzatti” e E.M. “Ana Cecília Falcatto Prado Fontes”, além das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) do município.

Esta é uma parceria muito promissora, firmada entre a Sedu e a Facens, e que busca oferecer ferramentas muito úteis para estarmos atentos e cuidarmos da saúde de nossos alunos de forma preventiva, principalmente”, conclui a gestora de Planejamento e Execução da Sedu, Parê Gutierrez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *