EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Urupema registra -7,2°C na madrugada de domingo, a menor temperatura do ano em Santa Catarina

Foto: Divulgação / SDC

Urupema registrou a menor temperaturas do ano em Santa Catarina, atingindo -7,2°C no Morro da Antena. Esta é uma das menores temperaturas já registradas na cidade, conhecida por ser uma das mais frias do Brasil. A combinação da altitude e a presença de uma massa de ar polar contribuíram para esta marca.

Em várias regiões, os termômetros marcaram temperaturas negativas, com geadas intensas em algumas áreas. As menores temperaturas registradas pelas estações meteorológicas oficiais, ocorreram em Urupema (-7,2°C), em São Joaquim (-6,5°C) e em Urubici (-5,3°C), como pode-se observar na figura 1 abaixo:

Temperaturas mínimas registradas no amanhecer deste domingo, 30 – Fonte: Epagri/Ciram e Inmet

Devido às temperaturas extremamente baixas, foram registradas geada em diversas partes do estado. Nas áreas da Serra Catarinense, ocorreram congelamentos de pistas, encanamentos, plantas, e até lagos e caixas d’água. Essas condições são resultantes de uma forte massa de ar polar que influencia a região.

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, as baixas temperaturas persistirão até a manhã de segunda-feira, 1º de julho. “Nos pontos mais altos dos planaltos, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas continuarão próximas de 0°C ou negativas. No restante do estado, o próximo amanhecer deve registrar temperaturas entre 1°C e 6°C”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Foto: Kátia Fenner

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina esta em alerta para prestar assistência à população. Na cidade de Chapecó a equipe da Defesa Civil auxiliou no deslocamento de 69 pessoas para casa de abrigo no município.

:: Recomendações para enfrentar o frio extremo

  • Atenção à população vulnerável: Cuide especialmente de idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
  • Abrigo para animais domésticos:Garanta que os animais estejam protegidos durante as noites frias.
  • Cuidados pessoais: Agasalhe-se adequadamente e beba bastante água para manter o corpo hidratado.
  • Prevenção de doenças: Evite locais fechados ou com aglomerações e mantenha a higiene das mãos para prevenir doenças respiratórias.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br 

Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: [email protected]