EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Instrutores da GM-Rio participam de capacitação sobre Inteligência Artificial no Exército – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Os agentes Wallace Nunes e Gustavo Nascimento, da GM-Rio, participaram da capacitação – Divulgação/GM

Os guardas municipais Wallace Nunes e Gustavo Nascimento, instrutores da Academia de Ensino da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), participaram da IV Jornada de Tecnologias Digitais na Educação, promovida pela Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx). O encontro aconteceu nos dias 27 e 28 de junho, na sede da unidade militar, em Deodoro, na Zona Oeste, e debateu os desafios do emprego das tecnologias no processo de Ensino-Aprendizagem.

A capacitação foi destinada a professores e instrutores. Entre os palestrantes, estiveram presentes autoridades e especialista das áreas de educação e tecnologia, como o general de divisão Paulo Alípio Branco Valença, diretor de Educação Técnica Militar (DETMil), e Sandeco Macedo, especialista em Inteligência Artificial da Universidade de Goiás.

Durante os dois dias da capacitação, foram tratados diversos temas relacionados a nova configuração do ensino na Era Digital, com atenção especial aos recentes avanços tecnológicos. Entre os tópicos debatidos estavam a “Inteligência Artificial e o professor do Futuro” e “Educação Mediada por Tecnologias Digitais”.

Também aconteceram debates e treinamentos de Inteligência Artificial (IA), que visaram fomentar o emprego das tecnologias digitais na educação, proporcionar a capacitação continuada, introduzir os conceitos da IA aos participantes quanto ao processo de ensino-aprendizagem e contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos agentes de ensino que atuam na concepção, gestão ou condução de cursos e estágios desenvolvidos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e no uso das tecnologias digitais aplicadas à educação.

– O curso trouxe muita coisa boa para nós. Falamos sobre a importância do domínio dos conceitos dimensionais da Inteligência Artificial de uma forma ampla, sobre o conhecimento de ferramentas que já estão disponíveis no mercado, como o ChatGPT. Conhecer essas ferramentas foi muito importante Eu, particularmente, ainda não tinha contato com o ChatGPT. Agregaram muito também os debates, que pontuaram os obstáculos e possibilidades do uso dessas tecnologias para a educação digital, e também os treinamentos práticos. Agora vamos multiplicar esse conhecimento. Montar um treinamento e agregar para a realidade da nossa instituição – destacou o instrutor Nunes.

EAD na GM-Rio

A GM-Rio conta com um Portal de Educação Corporativa desde 2017, que passou a integrar cursos presenciais, semipresenciais e plataforma de Ensino à Distância (EAD), implantado com recursos, design e conteúdo desenvolvidos pela Diretoria de Recursos Humanos e pela Academia de Ensino da instituição. A GM-Rio inovou mais uma vez com a criação do ambiente virtual de aprendizagem, alinhado às práticas de gestão e formação de talentos do mercado, sendo a primeira instituição de segurança municipal do estado do Rio de Janeiro a contar com a tecnologia.

O Portal de Educação Corporativa utiliza os sistemas Moodle e WordPress, que permitiram a criação de um ambiente que alinha a facilidade de assimilação a recursos para realização de aulas online, como chats e fóruns, sendo possível o acesso de qualquer dispositivo digital, como tablets, celulares e PCs. Em parceria com a IplanRio, o portal migrou para o Datacenter da Prefeitura do Rio, permitindo o acesso seguro e simultâneo de 8 mil pessoas ao sistema, sem falhas ou dificuldades de conexão.

Marcações: capacitação ChatGPT-4 EAD inteligência artificial Iplan-Rio