EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Cartaxo tem pré-candidatura a prefeito de João Pessoa homologada pelo PT

Foto: divulgação

A Executiva Nacional do PT homologou, nesta terça-feira (2), a pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa. O nome do ex-prefeito é uma indicação do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do partido, após um longo caminho de embates internos entre os petistas.

Inicialmente houve um movimento de seguir a federação FéBrasil e apoiar o projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena e, mais adiante, que vencesse a vontade da militância, na seletiva interna, pelo nome da deputada Cida Ramos (PT) para a disputa.

Cartaxo disse estar honrado com a indicação e citou o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que foi um dos articuladores para que ele vencesse a queda-de-braço.

“Com muita honra e alegria recebo a missão de disputar a eleição e implementarmos novamente as políticas públicas defendidas pelo presidente Lula na nossa amada João Pessoa. Nossa cidade vinha num ritmo acelerado de crescimento e investimento nas pessoas. Nas gestões do ex-prefeito Ricardo Coutinho e nas minhas duas gestões como prefeito a cidade recebeu diversas ações e obras”, disse Cartaxo.

União das esquerdas

Com a homologação da pré-candidatura, Luciano Cartaxo terá um novo desafio que é o de unir os partidos da Federação FéBrasil siga o projeto. PCdoB e PV estão no arco de aliança do prefeito Cícero Lucena, que tentará a reeleição e dão sinais de resistência em apoiar o nome do PT.

A definição será que ser tomada no plano nacional. O colegiado é comandado pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), mas, como o PT tem mais votos no grupo, Cartaxo pode sair favorecido, pelo menos formalmente.

Biografia de Cartaxo

Luciano Cartaxo Pires de Sá é natural de Sousa, Sertão paraibano. É graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na UFPB começou sua militância política, dentro do movimento estudantil.

Foi vereador na Câmara Municipal de João Pessoa por quatro mandatos, entre os anos de 1996 e 2008. Em 2009, assumiu o mandato de vice-governador do Estado. Em 2010, foi eleito deputado estadual pela primeira vez.

Em 2012, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2016 já no primeiro turno. Entre suas principais marcas quando gestor da Capital foram os investimentos na educação pública, a criação de praças e parques públicos, além da construção de importantes equipamentos de saúde, como as UPAs nos bairros do Valentina, Cruz das Armas e Bancários.

Em 2022, Luciano foi eleito novamente para o mandato de deputado estadual na Casa de Epitácio Pessoa pelo PT. Na Assembleia Legislativa, integra as comissões de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária; de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente; de Juventude, Esporte e Lazer; e da Defensoria Pública. Luciano Cartaxo é casado com a professora da UFPB Maísa Cartaxo e pai de dois filhos, Matheus e Caio.