EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Governo do Estado e prefeitura de Brusque lançam piloto de programa de PPP de Cidades Inteligentes

Foto: Divulgação / SCTI

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, esteve nesta terça-feira, 2, no Vale do Itajaí, representando o governador Jorginho Mello, no lançamento do Programa Brusque Mais Inteligente. A iniciativa pioneira conta com o apoio do Estado, por meio da SCTI, do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e tem como objetivo implantar ações no munícipio que fortaleçam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores, principalmente a partir de ações inovadoras e tecnológicas.

“Compete à secretaria fazer a interlocução com os principais players nacionais e internacionais de tecnologia para as cidades inteligentes. Essa é uma das missões que o governador Jorginho Mello nos propôs desde a criação da SCTI”, destaca o secretário Fett.

O modelo de cidade inteligente deve ser implantado aos poucos em outros municípios pelo estado. Brusque, na ocasião, é o projeto inicial que poderá servir de referência para as outras cidades.

Após participar em 2019 da elaboração da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes do Ministério das Cidades, Fett exalta a iniciativa. “A inspiração vem de uma tendência que existe no Brasil e no mundo de o setor público fazer parcerias com a iniciativa privada para chegar à sociedade aqueles investimentos em que isoladamente o setor público não tem condições de fazer”, diz.

A implantação de infraestrutura de conectividade, iluminação pública, wi-fi grátis em áreas públicas, usinas fotovoltaicas para geração de energia limpa, semáforos inteligentes e mais inovações estão previstas.

A previsão é que q modelagem de PPP esteja pronta em até 4 meses segundo projeção do prefeito de Brusque, André Vechi, que elogia a parceria e a escolha do município como projeto piloto da parceria com Governo do Estado.

“O programa visa trazer uma melhoria para o serviço público do município sob uma ótica voltada ao cidadão. A ideia é se voltar ao que podemos melhorar em tecnologia e inovação para que o serviço público seja melhorado ‘na ponta’”, afirma Vechi.