EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Campina Grande é a melhor cidade da Paraíba em ranking de qualidade de vida

Campina Grande aparece na posição 273 no ranking de qualidade de vida entre os mais de 5500 municípios brasileiros. (Foto: Reprodução)

Pela primeira vez, um estudo aplicou o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que calcula o bem estar da população a partir de dados oficiais, em todas as 5570 cidades dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal.

No ranking dos estados, a Paraíba está atualmente na 12ª colocação entre as unidades da federação com a melhor qualidade de vida, sendo o segundo melhor estado do Nordeste no quesito, atrás apenas de Sergipe, atual 10º lugar.

Já entre as cidades, mesmo figurando no pelotão intermediário entre os PIB’s do país, Campina Grande obteve 276º melhor IPS, sendo a melhor cidade da Paraíba na lista. De acordo com o estudo, a Rainha da Borborema se destaca na educação superior, saneamento básico e acesso à informação.

Confira o colocação das 10 maiores cidades do estado:

  1. João Pessoa: 350ª posição
  2. Campina Grande: 216ª posição
  3. Santa Rita: 3839ª posição
  4. Patos: 1536ª posição
  5. Bayeux: 1722ª posição
  6. Sousa: 735ª posição
  7. Cabedelo: 428ª posição
  8. Cajazeiras: 1156ª posição
  9. Guarabira: 906ª posição
  10. Sapé: 3083ª posição

Apesar dos bons números, os dados do IPS mostraram pontos que Campina precisa se preocupar nos próximos anos.

De acordo com os índices, a Rainha da Borborema ainda peca em aspectos da saúde, como a cobertura vacinal contra a Poliomielite e a mortalidade ajustada por condições sensíveis à atenção primária.

Texto: Pedro Pereira