EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Casan reforça orientações sobre caixas de gordura

Fotos: Trato pelo Araújo / Casan

Ativo desde março de 2022, o programa Trato pelo Araújo já realizou mais de 12 mil visitas técnicas gratuitas em 4.867 imóveis no município de São José. Em mais de 59% das fiscalizações foram diagnosticados problemas relacionados à caixa de gordura, que estava ausente ou irregular. Para reduzir os problemas, a Casan está reforçando as orientações sobre esse equipamento.

A caixa de gordura é um item fundamental para o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto, e deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia ou banheiro, pois isso prejudica o seu desempenho.

O equipamento funciona por meio da separação física, devido à diferença de densidade da gordura e da água. Por meio do sifão, ou do septo fixo, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação, prevenindo assim entupimentos na rede de coleta de esgoto.

Caso algum morador tenha dúvidas, a equipe do Trato pelo Araújo pode ser acionada pelo telefone (48) 9203-6873, via aplicativo de mensagens (WhatsApp), ou presencialmente, na rua das Orquídeas, número 325, bairro Bela Vista, São José/SC. Atualmente as visitas estão sendo realizadas nos bairros Kobrasol, Campinas, Nossa Senhora do Rosário, Barreiros, Praia Comprida e Bela Vista.

Até julho de 2024, o programa já ajudou a regularizar mais de 57% dos imóveis vistoriados. Apenas 8% já estavam corretamente conectados à rede de esgoto na primeira vistoria.