EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

Agência Minas Gerais | Minas vota propostas e diretrizes para a gestão do trabalho e da educação na Saúde

O último dia da quarta Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, foi marcado pela realização da plenária em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, reunindo os representantes de usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

Na quarta-feira (28/8), eles analisaram e votaram diretrizes e propostas, de âmbito estadual e nacional, provenientes das conferências municipais. O material analisado durante a plenária é resultado das discussões prévias realizadas na terça-feira (27/8), quando os participantes se dividiram em salas de trabalho para iniciar a análise conjunta das propostas.

O estudante de medicina Rezon Medeiros de Souza, de Araguari, no Triângulo Mineiro, é representante dos usuários do SUS. “Acho extremamente importante as discussões tanto em relação à saúde dos trabalhadores quanto à capacitação desses profissionais por meio da educação permanente, para melhorar cada vez mais o atendimento e promover um SUS de qualidade que consiga atender a toda a comunidade”, destaca.

Mariana Cambuí, representante dos trabalhadores da saúde, atua como dentista na Atenção Primária em Montes Claros, no Norte de Minas. Para ela, a expectativa é de que essas diretrizes e propostas possam promover uma melhoria geral na prestação do serviço aos usuários. 

“Os trabalhadores da Saúde fazem o SUS acontecer e, para manter uma oferta adequada dos serviços, esses profissionais precisam estar saudáveis, com boa saúde física e mental, com acesso à educação permanente e com um plano de carreira justo”, reforça. 

Conselheira do município de Pará de Minas, na região Central do estado, Neide Almeida é a representante do segmento de gestores, e vê como indispensável a construção contínua de uma política de saúde pública firme e efetiva, que qualifique e reconheça os trabalhadores do sistema como legítimos defensores do SUS.

“A partir desse reconhecimento e também da garantia de espaços de discussão e reivindicação de direitos, podemos levar uma assistência ainda mais qualificada aos usuários do nosso Sistema Único de Saúde”, afirma. 

As diretrizes e propostas definidas como prioritárias pelo voto dos representantes serão levadas para a Conferência Nacional, prevista para acontecer de 10 a 13/12, em Brasília. Ainda nessa etapa estadual, também foram eleitos, de forma paritária, os delegados que vão participar da etapa nacional.

Quarta Conferência 

Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), a quarta Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Roges Carvalho dos Santos, tem como proposta garantir o direito constitucional da sociedade de participar da construção, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, esta quarta edição da conferência foi norteada por três eixos temáticos: 

– Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

– Trabalho digno, decente, seguro humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; 

– Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.