Eclipse lunar com superlua: como observar o fenômeno
Um eclipse lunar parcial está previsto para acontecer na noite desta terça-feira (17). Além disso, a noite da terça também é marcada pela presença de uma superlua. O Jornal da Paraíba apurou como observar esse fenômenos e porque a superlua tem esse nome.
Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, a superlua de setembro ocorrerá quando a Lua terá sua máxima iluminação e estará mais próxima da Terra, parecendo 14% maior e 30% mais brilhante.
O que é um eclipse lunar?
Diferente de um eclipse solar, um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua, nessa ordem, se alinham.
Nesse caso, a Lua pode ficar totalmente ou parcialmente coberta pela sombra da Terra.
LEIA TAMBÉM
Como observar a superlua e o eclipse lunar?
Para observar o eclipse lunar, basta olhar para o céu no período do fenômeno. O eclipse penumbral está previsto para começar às 21h41, chegar ao seu máximo às 23h44 – com o auge da fase parcial – e acabar na quarta-feira (18), à 1h47.
Apesar de ser visível na Paraíba, algumas pessoas podem não conseguir perceber o eclipse.
“Poderemos ver a Lua ser levemente escurecida durante a fase penumbral. Pra muitas pessoas, vai ser difícil perceber a diferença. Apenas quando se aproximar da fase parcial é que esse escurecimento ficará mais evidente. Durante a fase parcial, poderemos ver a Lua passando “de raspão” pela sombra da Terra. Será possível ver essa sombra projetada no cantinho da Lua por pouco mais de uma hora”, explicou Zurita.
Já a superlua está prevista para ascender aos céus às 16h59 e se pôr às 4h39. O melhor local para observar a lua nascendo é na praia ou em locais elevados, com boa visão do horizonte.
Marcelo comenta que a lua deve atingir a sua fase Cheia às 23h35 do dia 17 de setembro (horário de Brasília). Já o Perigeu ocorre no dia seguinte, às 10h28, quando ela estará a cerca de 357.283 km da Terra.
Superlua da colheita
Além do eclipse lunar, a noite desta terça-feira também é marcada pela presença da Superlua da Colheita. Esse fenômeno tem esse nome pois é a lua cheia mais próxima do equinócio de outono, que acontece por volta de 22 de setembro, dependendo do ano e do fuso horário. Contudo, em 2024, acontece nesta terça-feira (17).
O que é uma superlua?
O termo “superlua” foi usado pela primeira vez em 1979 pelo astrônomo Richard Nolle e define um fenômeno em que a Lua está em sua máxima aproximação da Terra ao mesmo tempo que está cheia, o que segundo Marcelo, é chamado de lua cheia no perigeu.
A aproximação com a Terra se dá pelo formato elíptico da órbita lunar, um círculo um pouco achatado, significando que a distância da Lua em relação à Terra varia com o tempo, podendo estar mais longe ou mais próxima. Ela se torna uma superlua quando durante o perigeu, a Lua está a cerca de 362 mil quilômetros da Terra, o que faz ela parecer 17% maior e 30% mais brilhante, causando a superlua.
Por que ela é ‘super’?
Como a órbita da Lua é uma elipse, a mesma tem dois pontos importantes, o apogeu e perigeu.
O apogeu se refere à posição de máxima distância em relação ao planeta. Já o perigeu é posição de máxima aproximação entre esses astros.
Durante o perigeu, a Lua está a cerca de 362 mil quilômetros da Terra, o que faz ela parecer 17% maior e 30% mais brilhante, causando a superlua. E no apogeu, a distância é 405 mil km, causando a micro lua.
Previsão do Tempo
De acordo com a meteorologista Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, a previsão do tempo para a noite desta terça-feira (17) será de céu parcialmente nublado a claro, os termômetros devem registrar 25°C e não há previsão de chuva.