Melhore o condicionamento físico e conquiste mais saúde

Melhore o condicionamento físico e conquiste mais saúde

Ter o corpo em dia facilita a realização de tarefas básicas do cotidiano.

Uma notícia surpreendente ganhou destaque na mídia do mundo inteiro, alguns anos atrás, um homem de 105 anos foi capaz de bater um recorde de corrida. O senhor Miyazaki é um exemplo de condicionamento físico em idade avançada.

O japonês completou uma prova de 100 metros rasos em apenas 42 segundos e 22 décimos, quebrando o recorde para a idade. Para ele, a marca deu margem para um novo desafio. Animado após a vitória, Miyazaki declarou em entrevista que pretende baixar o tempo e chegar perto de seu melhor índice: 34 segundos, conquistados aos 103 anos. Ele começou a correr aos 90.

condicionamento-fisicoAulas de alongamento são uma boa opção de atividade física. Foto: iStock, Getty Images

Exercícios garantem uma viva melhor

O exemplo do senhor Miyazaki prova que o condicionamento físico pode ser mantido em todas as fases da vida. Até mesmo um idoso sedentário pode transformar seu corpo em um máquina saudável: basta apostar numa alimentação regrada e praticar exercícios físicos adequados. Antes de começar, porém, é indispensável realizar uma consulta médica.

Alguns problemas de saúde podem impedir a plena realização dos exercícios. É necessário sempre passar primeiro pela avaliação com médico para saber se ele não tem nenhuma patologia que restrinja a prática de atividade física.

Em caso de limitações, o instrutor da academia pode desenvolver atividades adaptadas. Já quando o aluno está liberado, as práticas podem – e devem – ser iniciadas o mais rápido possível.

Para um melhor condicionamento físico,as atividades indicadas são variadas. Musculação, caminhadas, aulas de dança, hidroginástica e também exercícios de alongamento, são algumas delas. A última, em especial, pode ser orientada para idosos que reclamam de dores musculares frequentes.

Condicionamento físico é sinônimo de saúde

Durante a terceira idade, o corpo perde tônus muscular, a capacidade respiratória diminui e a flexibilidade fica comprometida. É por isso que, especialmente nessa fase, a atividade física garante mais qualidade de vida.

Ela é importe principalmente para as atividades da vida diária, como por exemplo conseguir se trocar sozinho, agachar para pegar algum objeto e até mesmo carregar uma sacola.

Para quem sofre com problemas psicológicos comuns à idade, a movimentação diária também é uma forma de aliviar os sintomas. Ela auxilia na parte hormonal, liberando endorfina e não causando depressão, que é comum nessa faixa etária. Também ajuda na parte de sociabilização, já que muitos idosos são sozinhos, viúvos e têm filhos casados.

O que você faz para manter o condicionamento físico? Deixe um comentário!