Street workout: Pratique exercícios ao ar livre

Definição muscular, força e resistência são alguns dos benefícios conquistados com o street workout.

street workout, também conhecido como treino de rua, traz uma série de exercícios que são executados ao ar livre e podem ser feitos praticamente em qualquer lugar. Os movimentos são feitos utilizando-se o peso do próprio corpo, com o auxílio de poucos ou nenhum equipamento.

Por exigir bastante força e resistência física, são necessários alguns cuidados para realizar a modalidade, principalmente se a pessoa está começando.

Treinos ao ar livre exigem resistência física, mas garantem resultados. Foto: iStock, Getty Images

Essa nova prática esportiva conquistou adeptos principalmente no Rio de Janeiro, devido à grande variedade de lugares ao ar livre que facilitam a prática dos exercícios. Muitas pessoas a confundem com o crossfit, mas existem várias diferenças entre os dois treinos.

No crossfit, os movimentos são feitos de forma que impulsionam o corpo para ajudar a realizar o exercício. Já no street workout, os movimentos são mais lentos e sem os impulsos, o que exige ainda mais força muscular.

Como funciona o street workout

Os exercícios que compõem o street workout são calistênicos, ou seja, envolvem apenas o peso do corpo. A maioria dos movimentos é feita com uma barra fixa, exigindo força, equilíbrio, coordenação e resistência.

Essa atividade é mais livre e a pessoa adapta seu treino de acordo com suas capacidades físicas e seus objetivos. Com o tempo e a evolução do praticante, os movimentos vão exigindo cada vez mais força física e equilíbrio para serem realizados.

Uma das vantagens do esporte é ele ser totalmente gratuito, pois pode ser executado em parques, praças e praias. É uma ótima opção para quem não gosta de ficar preso nas academias ou quer economizar um pouco. Sem falar que praticar exercícios ao ar livre proporciona bem estar e interação com a natureza.

Segundo os praticantes de street workout, os resultados de resistência e capacidade muscular aparecem mais rápido e são mais eficazes em comparação à musculação feita em academias. Isso ocorre porque os exercícios têm um nível de dificuldade maior, exigindo mais força muscular e respiratória.

Entre os principais resultados conquistados com a atividade estão a definição muscular, melhora respiratória, ganho de força e de massa muscular, intensa queima de calorias e perda de peso. Além disso, todos os exercícios exigem muito da musculatura abdominal e lombar, fortalecendo essa região e evitando lesões e problemas na coluna.

Cuidados para praticar o street workout

A prática do street workout apresenta pouco risco de contusões e lesões, pois utiliza apenas movimentos naturais do corpo. Isso promove um ganho mais natural de musculatura, pois a evolução corporal é mais completa e o corpo fica bem mais definido.

Apesar disso, alguns cuidados básicos são necessários para que os benefícios sejam conquistados de forma efetiva e correta. Para quem se interessou e quer começar a praticar, o primeiro passo é buscar orientação profissional. Assim, é possível fazer uma avaliação física e de saúde para saber qual é a melhor forma de iniciar os exercícios.

Cuidados como o tempo de cada treino, alimentação antes e depois das atividades, qualidade do treino e a forma como executar os exercícios são algumas das orientações que o profissional pode indicar.

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