EU VIVO A SELEÇÃO

COPA DO MUNDO, SELEÇÃO BRASILEIRA, FUTEBOL DE BASE, AO VIVO, JOGOS, ESCALAÇÕES, PALPITES ONDE A BOLA ROLA

FUTEBOL AO VIVO

A Nuvem Flutuante para a Copa do Mundo no Catar.

Entenda como o governo do Catar irá utilizar a tecnologia a seu favor para manter os estádios, espectadores e jogadores em uma temperatura agradável em um país tão quente.

O Catar fez história ao se tornar o primeiro país do oriente médio a ser um anfitrião oficial de uma Copa do Mundo de futebol, este marco histórico vem em uma época interessante para os países do oriente médio que tem impressionado o mundo construindo cidades em meio ao deserto com o que a tecnologia, engenharia e arquitetura tem de melhor a oferecer.

Porém, mesmo com toda esta pompa, a definição do Catar como país sede da Copa se tornou preocupante, já que este país fica em uma região árida e quente do continente, com temperaturas que podem chegar aos 50° em algumas localidades, deixando os especialistas com o pé atrás com relação à saúde dos turistas e, principalmente, dos jogadores que frequentarão o país e darão o seu melhor durante a Copa.

Mas, o Catar impressionou a todos novamente apresentando algumas inovações tecnológicas criadas para resolver o problema da temperatura e deixar todos os torcedores seguros para dar os seus palpites copa do mundo. Uma destas inovações é a chamada “Nuvem Flutuante”, vamos entender melhor que é este dispositivo neste artigo.

Soluções aplicadas pelo governo do Catar para diminuir a temperatura nos estádios.

Além do adiamento do início da Copa do Mundo para novembro, procurando o período de inverno no Catar e evitando o verão quente do país, a primeira grande inovação que o Catar anunciou que estava desenvolvendo para diminuir a temperatura dentro dos estádios era, mais uma vez, uma grande inovação em termos de engenharia e arquitetura.

Já que os estádios foram construídos com complexos e poderosos sistemas de refrigeração que farão o controle de temperatura interno e manterão todos em uma temperatura segura, já que mesmo no inverno, o Catar pode apresentar temperaturas médias de 35 a 38°.Então todo o estádio foi construído pensando neste sistema de refrigeração, incluindo a cobertura fechada para que a perda de calor seja mínima.

Mas, este país do oriente médio não parou por aí e apresentou mais uma inovação tecnológica para diminuir a temperatura dentro dos estádios, chamada de “Nuvem Flutuante”. A nuvem é uma espécie de dirigível não tripulado que será inflado com gás hélio, terá motores elétricos que serão alimentados por painéis solares que ficarão na parte superior do dispositivo e foi desenvolvido por engenheiros da Universidade do Catar.

O objetivo principal deste dirigível, além de conscientizar sobre a energia renovável, é criar uma sombra artificial dentro do estádio e impedir que os raios solares cheguem até os jogadores e torcedores, em vez disso, estes raios serão aproveitados para carregar as baterias do dispositivo que poderá se manter no ar por muito tempo e será controlado de longe através de controles remotos.

Esta é uma tecnologia que está sendo testada e será completamente comprovada durante os jogos na copa, os engenheiros que a criaram dizem que o dispositivo tem potencial para produção em massa, já que pode ser utilizado em diferentes partes do país que sofre muito com o calor, como as praias, estacionamentos e, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *