Transição energética avança na cidade e garante redução de gastos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O programa Rio de Energia Verde, que já garantiu economia superior a R$ 18 milhões aos cofres do município, acaba de atingir mais duas etapas: o Arquivo Geral da Cidade e o Planetário do Rio passaram a operar no Ambiente de Contratação Livre, sendo abastecidos integralmente com energia 100% limpa, renovável e com certificação internacional I-REC (Renewable Energy Certificate). Criado em 2021, o programa vem tendo impacto direto na redução de custos operacionais e no fortalecimento das ações de sustentabilidade e preservação do patrimônio público.
O Rio de Energia Verde, iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Administração (SMA), integra o Programa de Eficiência, Transição e Governança Energética, que reúne ações voltadas à modernização da gestão energética e à ampliação do uso de fontes renováveis na administração municipal. Com a migração do Planetário e do Arquivo Geral, já são 28 equipamentos públicos municipais operando atualmente com energia 100% limpa. E o programa segue em expansão.
A transição para fontes renováveis alinha o município a uma gestão pública mais eficiente e sustentável, que traz redução de custos e gera impacto ambiental positivo.
Categoria: